Priscilla Novaes Leone (Salvador, 7 de outubro de 1977), mais conhecida pelo nome artístico Pitty é uma cantora brasileira de rock. Já passou por duas bandas antigas, Inkoma e Shes, e em 2003, com nova banda (Pitty), a cantora adotou definitivamente seu nome artístico. Vendeu mais de quinze milhões de cópias na carreira, sendo uma das bandas de rock que mais venderam nos anos 2000. Pitty, foi eleita a cantora de rock mais sexy e bonita da América Latina e no Brasil, e, ainda a 35º vocalista de rock mais sexy do mundo em 2010.
Após três anos de pausa da banda Pitty e dedicação ao projeto paralelo Agridoce, a cantora Pitty anunciou nas redes sociais que a sua banda principal está de volta, com shows já confirmado pela produção da banda. Sendo assim surgiu a divulgação do produtor britânico Tim Palmer nas redes sociais, revelando o término da mixagem dos singles do novo disco, que teve o lançamento no dia 3 de junho de 2014, em (CD e vinil) e no Itunes, o disco reúne 10 canções, todas inéditas e de autoria da cantora Pitty , Sete Vidas conta com a produção de Rafael Ramos e a mixagem do Tim Palmer que já produziu singles de artistas como: Pearl Jam, Ozzy Osbourne, The Cure, David Bowie e U2 e atualmente trabalhou na produção do novo disco da cantora
Biografia
Nascida na capital baiana, Pitty passou a infância em Porto Seguro , no mesmo estado. Seu pai, músico e dono de bar, tocava bastante as canções de Raul Seixas e de outros tantos roqueiros dos anos 1960 e 1970, como Beatles, Elvis Presley e Lou Reed. Posteriormente, artistas como AC/DC, Nirvana, Alice in Chains, Metallica, Pantera, Faith No More,The Smiths, Mars Volta, Queens of the Stone Age,The White Stripes, Muse e até a cantora Madonna fizeram parte de suas principais influências
Cresceu em meio ao cenário de bandas baianas independentes, com as quais participou de rodas de shows em um bar de Salvador. Um dia, entrou na roda cantando "Smells Like Teen Spirit" da banda Nirvana e desde então, decidiu investir na área musical, com o apoio do grande nome do cenário underground Rogério Big Brother (dono do selo bigbross records). Também, participou da banda Shes (1997–1999) como baterista. A banda era também formada por Carol Ribeiro (guitarra), Liz Bee (guitarra e vocal) e Lulu (baixo). Pitty, participou também da banda Inkoma (1995–2001), iniciando sua carreira como vocalista. Foi aluna da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia. Pitty foi procurada pelo produtor musical Rafael Ramos.
Casamento
No dia 22 de dezembro de 2010, a cantora casou-se com o baterista Daniel Weksler da banda NX Zero. O casamento foi de forma inusitada, Pitty estava de vermelho, e não quis carregar um buquê. Apesar da cerimônia não ter sido tradicional, seguiu preceitos da tradição judaica, já que o marido da cantora, Daniel Weskler é judeu. Famosos como Lobão e Marcelo D2 estavam entre os convidados. Logo depois da cerimônia, em vez de valsa, Pitty dançou o clássico"Rock'N'Roll All Nite", do Kiss.
Carreira
O Rock in Rio 2011 teve alguns nomes de peso do cenário brasileiro, Pitty é uma deles, segundo informações da organizadora Roberta Medina, filha do empresário Roberto Medina, e vice-presidente do evento. Pitty foi a última atração nacional a se apresentar no Palco Mundo na edição de 2011 do Rock In Rio. A cantora subiu ao palco por volta das 20h, Antes de Evanescence, System Of A Down e Guns N' Roses, Pitty teve a missão de animar um publico de mais de 100 mil roqueiros que já estavam em clima de despedida da Cidade do Rock. Com uma bagagem cheia de sucessos, Pitty explorou as canções que guiaram a sua carreira nos últimos 10 anos e surpreendeu o público ao fazer um cover do Nirvarna no final do show. Foi a banda de rock mais premiada nos anos 2000.
Pitty levou vários prêmios no MTV Video Music Brasil, da MTV Brasil. Entre eles, duas vezes Artista do Ano, ganhou o prêmio de Clipe do Ano, Show do Ano, três vezes seguidas como Vocalista da Banda do Sonhos e muitos outros. Pitty ganhou aproximadamente 51 prêmios ao longo dos seus sete anos de carreira, um recorde. Em 2011 Pitty inaugurou o Orkut ao vivo (promovido pela rede social Orkut), falando sobre o lançamento do seu novo DVD. Após a entrevista, transmitiu 10 músicas do DVD "A Trupe Delirante No Circo Voador" via YouTube no dia 10/05. Em 2011, a cantora foi a única brasileira convidada para homenagear o álbum Nevermind, do Nirvana. A Reimagine Music lançou em outubro de 2011 o CD Come As You Are: A 20th Anniversary Tribute To Nirvana's Nevermind, com faixas da banda regravadas por diversos artistas do cenário musical.
Em 2010, Pitty e o seu atual marido Daniel Weksler eram locutores de um programa ao vivo da rádio da rede Transamérica Pop FM, nomeado de Segunda-feira Sem Lei. O programa tinha uma hora de duração, tempo em que os apresentadores tocavam as suas músicas preferidas que serviam de inspiração e influência em seus trabalhos. O programa também era solidário e apresentava ao seu público musicas e bandas brasileiras totalmente desconhecidas que tentavam o mesmo caminho sólido que Pitty carrega hoje. No mesmo ano a Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) premiou o programa Segunda-feira Sem Lei, da Transamérica Pop como Revelação de 2010 na Categoria Rádio, sendo o programa de maior sucesso da Transamérica Pop no ano de seu lançamento.
Em 2011, Pitty entrou no chart Social 50 da revista americana Billboard na 14ª posição, que mantem os maiores artistas do mundo, sendo esta a maior estreia de um artista nacional neste chart, na frente de nomes como 50 Cent, Amy Winehouse, Jennifer Lopez, entre outros. Já no Uncharted, da mesma revista, Pitty chegou à 3ª posição e com isso, superou todos os cantores Brasileiros que algum dia estreou na BillBoard e se tornou a brasileira mais influente na Web.
Em 2012, a fortuna da cantora foi revelada pelo R7. Com isso, foi estimado que Pitty recebe a cada ano 6 milhões, sendo assim a 10ª mulher mais rica e bem sucedida do Brasil. Aparentemente, não se sabe o certo de quanto é a o cachê total anual, mas a estimativa é de que pode variar entre, 6 e 15 milhões por ano.
Em 2013, Pitty foi convidada e participou em um single novo do rapper Brasileiro Emicida ,gerando críticas e polêmicas a cantora comprovou que é uma artista aberta que não segue o parâmetro de cantar só rock, que é um gênero musical original da cantora que a deixou conhecida e consagrada na musica brasileira.
Em 2014, Pitty foi eleita no dia mundial do rock a roqueira mais influente do Twitter no Brasil. Através de um estudo realizado pelo grupo Elife, a pesquisa foi realizada com diversos perfis de artistas no Twitter no dia 13 de Junho e analisou termos referentes à data, resultando na grande influencia da cantora Pitty na rede social e de outros artistas.
A cantora lança, em setembro de 2014, nas livrarias "Pitty - Cronografia: Uma Trajetória em Fotos", resultado de trabalho de alguns anos de Pitty e colegas fotógrafos, o livro de fotos conta a história da carreira da cantora, do comecinho até hoje. Uma biografia através de fotos, montada cronologicamente, e que propõe e oferece um passeio por todas as fases da cantora baiana. Além dos registros fotográficos. A Cronografia também conta com textos da própria Pitty, relembrando histórias e momentos marcantes de sua vida.
O livro começa na infância, com fotos pessoais da pequena Priscila se divertindo junto com a família nas praias de Salvador. Depois mostra o início da sua vida na música, ainda adolescente fazendo punk rock/hardcore nas bandas "Inkoma" (como vocalista) e "Shes" (como baterista). Então a Cronografia segue para os anos 2000, mostrando a consagração na carreira solo. O seu projeto Agridoce também ganha um segmento no livro, que ainda tem capítulos dedicados aos registros fotográficos dos videoclipes, dos shows e dos bastidores. Em 160 páginas, o livro traz fotos de nomes como Caroline Bittencourt, Otavio Sousa, Rui Mendes, Sora Maia e Jorge Bispo. É através das lentes e do olhar desses (e de outros) fotógrafos que Pitty conta sua história. Registros visuais que contam uma história musical.
Adoro a Pitty! Arrasou na postagem hein Tata!
ResponderExcluir