terça-feira, 14 de outubro de 2014

Hórus




 

História


Na mitologia egípcia, Hórus (ou Heru-sa-Aset, Her'ur, Hrw, Hr ou Hor-Hekenu) é o deus dos céus muito embora sua concepção tenha ocorrido após a morte de Osíris. Hórus era filho de Osíris .
Tinha cabeça de falcão e os olhos representavam o Sol e a Lua. Matou Seth, tanto por vingança pela morte do pai, Osíris, como pela disputa do comando do Egito.


Após derrotar Seth, tornou-se o rei dos vivos no Egito. Perdeu um olho lutando com Seth, que foi substituído por um amuleto de serpente, (que os faraós passaram a usar na frente das coroas), o olho de Hórus, (anteriormente chamado de Olho de Rá, que simbolizava o poder real e foi um dos amuletos mais usados no Egito em todas as épocas. Depois da recuperação, Hórus pôde organizar novos combates que o levaram à vitória decisiva sobre Seth.


O olho que Hórus feriu (o olho esquerdo) é o olho da Lua, o outro é o olho do Sol. Esta é uma explicação dos egípcios para as fases da lua, que seria o olho ferido de Hórus.
Alguns detalhes do personagem foram alterados ou mesclados com outros personagens ao longo das várias dinastias, seitas e religiões egípcias. Por exemplo, quando Heru (Hórus) se funde com Ra O Deus Sol, ele se torna Ra-Horakhty. O olho de Horus egípcio tornou-se um importante símbolo de poder chamado de Wedjat, que além de proporcionar poder afastava o mau-olhado, pois segundo os egípcios os olhos eram os espelhos da alma.
 Fonte: wikipédia




O Olho de Hórus





Por isso, o "olho de Hórus", aquele perdido numa batalha contra Seth, o Deus do Caos, para vingar a morte de seu pai, é considerado um talismã uma vez que esse episódio simboliza, a batalha do bem contra o mal, com a vitória de Hórus, da luz. Importante ressaltar que Seth era irmão de Osíris e portanto Tio de Hórus e ao ganhar a batalha obteve o direito de governar o Egito unindo dessa forma, o Baixo-Egito e o Alto-Egito. Diante disso, Hórus está associado com a sorte, a força, a luz, a persistência, sendo que no Egito, seu olho é o talismã mais utilizado até os dias atuais.




Deus solar, muitos egípcios acreditavam que Hórus era a reencarnação do Deus Rá ou Atum-Ré (Deus do Sol), com corpo humano e cabeça de falcão, criador de tudo o que existe e, ademais, da primeira Enéade, que no Antigo Egito era composto de 9 divindades que possuíam laços familiares: Chu (o Ar) e Tefnut (a Umidade), Geb (a Terra), Nut (o Céu). Osíris (a Vegetação), Ísis (a Fertilidade), Set (o Caos) , Hórus (o Sol) e Néftis (a morte).

Durante muito tempo, os Egípcios acreditaram que os Faraós eram encarnação de Hórus, o ser superior e símbolo da realeza, do vôo do falcão, aquele que une o céu e a terra, zela pela prosperidade de seu povo e combate todo o mal. Dessa forma, a figura de Hórus, durante a história do Egito, evolui de deus celeste para divindade faraônica. contudo sempre com o objetivo de combater o mal, trazer a luz, a força e, sobretudo, assegurar o equilíbrio das energias do mundo.


O Olho de Hórus simboliza força, poder, coragem, proteção, clarividência, saúde. Representa o olhar aberto e justiceiro de um dos deuses egípcios da mitologia: o deus Hórus.

O símbolo do "Olho de Hórus" é representado por um olho humano, composto de pálpebras, íris e sobrancelha. As linhas abaixo figuram as lágrimas, que por sua vez, simbolizam a dor na batalha em que o deus Hórus perde o seu olho. A forma como o Olho de Hórus é representada está também associada a alguns animais adorados pelos egípcios, como o gato, o falcão e a gazela.

Fonte: dicionário de símbolos

2 comentários:

  1. Adoro histórias sobre a mitologia Grega, Romana e Egípcia!
    Obrigado por compartilhar essa de Hórus!
    E que venham mais e mais! hahahaha

    ResponderExcluir
  2. opa pode deixar bruno!!! vou postar mais sim até pq eu adoro eu me amarro rsrsrsrs

    ResponderExcluir